a a

Saúde e Segurança no Trabalho é destaque em evento mundial da Mineração

Entre 18 e 21 de outubro aconteceu a 24ª edição do World Mining Congress (WMC 2016), um dos mais importantes encontros de mineração do mundo, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

Além de abordar as inovações para a área e sustentabilidade, entrou em pauta um dos maiores desafios do setor mineral, a Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a mineração por si já oferece diversos riscos, mas ainda faltam garantias mínimas de segurança das empresas para os trabalhadores do setor.

Para Cláudia Pellegrinelli, uma das participantes do painel de Saúde e Segurança na Mineração, a discussão reforça a preocupação com os riscos que o trabalhador da indústria mineral está sujeito em seu ambiente de trabalho. “Este é um assunto que deve estar em constante debate. Precisamos ampliar as discussões de SST de forma a contribuir para o desenvolvimento das melhores ações de prevenção das ocorrências e alcançar um panorama ideal, com os menores índices possíveis de acidentes, e assegurando a integridade física de todos os funcionários que fazem parte desta cadeia”, analisa.

O Evento foi uma excelente oportunidade para os profissionais de mineração já que possibilitou o encontro de líderes e especialistas da área para discutir e compartilhar tendências e inovações que possam contribuir com avanços no setor e assim moldar um futuro dessa indústria, principalmente no quesito segurança.