a a

Ministro do Trabalho recebe sugestões para Normas Regulamentadoras

CTCEM - Equipamentos-de-Protecao-Individual
Normas regulamentadoras

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, se reuniu nesta terça-feira (31), em Brasília (DF), com o deputado federal Jerônimo Goergem (PP/RS) e as diretorias executivas das Associações Brasileiras de Frigoríficos, e da Indústria de máquinas e equipamentos. No encontro, o ministro recebeu um documento com sugestões para readequações na NR 12, que define medidas de prevenção na utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e na NR 36 que trata da saúde e segurança no setor de abate e processamento de carne e derivados.

O secretário de inspeção do trabalho, Paulo Sérgio, apontou os avanços que já ocorreram nas normas regulamentadoras por meio de um debate tripartite. “Nos últimos 12 meses foram realizadas quatro alterações na NR 12, todas com consenso. Construímos um anexo para máquinas agrícolas e um anexo para os frigoríficos”. O secretário acrescentou que é um procedimento de adequação de normas é complexo porque envolve governo, trabalhadores e empregadores. “Estamos à disposição para ouvi-los e trabalhar em conjunto”, concluiu.

Também participaram da reunião representantes da Associação Brasileira de Proteína Animal, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, Associação Brasileira de Frigoríficos, Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, e Federação das Indústrias do estado do Rio Grande do Sul.

 

Fonte: www.mtps.gov.br